Segue abaixo uma breve lista de termos que você vai se deparar ao se aprofundar com estudos sobre fluxo de caixa, dre ou balanço patrimonial:
Amortização: é o valor de um abatimento periódico. Por exemplo, se você pagou 20 reais de uma dívida de 100 reais, quer dizer que você amortizou R$20 ou 20% da sua dívida.
Arrendamento: é o aluguel por tempo determinado de um ativo. Por exemplo, você pode arrendar uma fazenda pagando um valor fixo ao dono, mas ficando com todo o lucro que conseguir gerar.
Ativo: é o conjunto de bens e direitos de uma organização. Bens podem ser imóveis, veículos, etc. Direitos normalmente são ganhos futuros garantidos por contrato.
Ativo Circulante: são os ativos que podem ser recebidos em no máximo 1 ano. Dinheiro em conta, estoques, duplicatas, etc.
Ativo Imobilizado: oposto ao circulante, é aquele que ficará fixo por mais de um ano contábil. Normalmente são investimentos de longo prazo.
Capital Social: é o valor definido no contrato social ou estatuto que definirá a participação dos sócios ou acionistas da empresa.
Disponível: refere-se a todo o dinheiro imediatamente disponível, como caixa, conta bancária e cheques para cobranças.
Exercício Social: é o período de 12 meses no qual cada organização deve apurar seu resultado. Ele pode ou não coincidir com o calendário-ano (janeiro-dezembro).
Passivo: obrigações da organização que devem gerar saídas de capital.
Passivo Circulante: obrigações de curto prazo que devem ser pagas em menos de 1 ano.
Passivo Exigível: são obrigações com terceiros que se tornam credores da organização
Passivo Não Circulante: são as obrigações que só vendem no exercício fiscal seguinte.
Patrimônio Líquido: valor que os proprietários da empresa têm aplicado: Inclui-se o capital social, reservas de capital, e lucros.
Cariocas Ventures
Latest posts by Cariocas Ventures (see all)
- Os Principais Indicadores Contábeis - 05/07/2020
- Principais Termos Contábeis - 05/07/2020
- Principais tipos de modelo de negócio - 04/07/2020